No passado dia 21 de junho decorreu, pelas onze horas, na biblioteca da Escola Básica de Cernache, o 3º Conselho Eco-Escolas deste ano letivo. Neste evento, dinamizado com a colaboração dos representantes das diferentes turmas, participaram a Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação e os professores e assistentes operacionais da escola. Neste encontro de partilha e reflexão, as coordenadoras enalteceram o empenho e entusiasmo dos alunos que integraram este projeto no 2º período, na sequência da transição para o novo espaço escolar, considerando que todos têm tido um papel importante no desenvolvimento de ações mais sustentáveis. Os alunos tiveram oportunidade de partilhar algumas das suas experiências, incluindo alguns registos fotográficos, bem como de apresentar sugestões para o próximo ano letivo. Para reforçar a importância dos valores transmitidos e a necessidade de continuar a promover a educação ambiental e financeira na escola, com foco na redução do consumo, na reutilização e na separação, os presentes assistiram ao vídeo “A maior lição do Mundo”, um pequeno vídeo da UNICEF que apela para a divulgação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Depois de se decidirem pela candidatura ao Galardão Eco-Escolas e por dar continuidade ao projeto no próximo ano letivo, os alunos encerraram a sessão, cantando o seu hino: “Somos Geração Verdão”! A Maior Lição do Mundo | UNICEF

Parabéns aos nossos alunos surdos pelos prémios no Concurso de Surdos Infanto-Juvenis de Artes - CSI9! Com muito orgulho, anunciamos os vencedores: 1.º prémio: 6.º C 2.º prémio: 7.º E e 12.º1 e 3.º4-TAP 3.º prémio: 9.º A Os alunos participaram com trabalhos no tema "VISUAL VERNACULAR - VV, ERWAN CIFRA" no Festival Nacional de Arte Surda (FNAS), mostrando a sua criatividade nas seguintes categorias:  - Filmes curtos/vídeos:  “Um jato a lançar uma bomba atómica” (6.º C); “Um carro personalizado na corrida!” (7.º E); “Visual Vernacular – VV, Erwan Cifra' (9.º A); “As sessões de fotografia: Visual Vernacular – VV, Erwan Cifra" (12.º1 e 3.º4-TAP) - Ilustração/Arte:  “Visual Vernacular - Erwan Cifra” (1.º Ciclo); “Quadro de Alfabeto gestual com VV” (5.º C) Os resultados foram divulgados no dia 15 de junho de 2024. Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos!

No primeiro piso da novíssima Escola Básica de Cernache, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, fica situada a Biblioteca escolar, hoje inaugurada. Para além de local facilitador de aprendizagens (formais e informais) e de acesso privilegiado à informação, estas notáveis instalações permitem, ainda, a realização de eventos pedagógicos como o que hoje marcou este dia especial para toda a comunidade educativa – o encontro com a escritora montemorense Lurdes Breda, a comemorar vinte anos de atividade literária e cuja obra é, maioritariamente, dedicada às crianças e jovens. Foi em ambiente acolhedor e de festa, que contou com a presença da Srª Diretora do Agrupamento, que foram recebidos, para além da autora, os representantes do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Coimbra, responsável pelas infraestruturas e equipamento e a Divisão de Bibliotecas e Arquivo, da qual depende o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), com responsabilidades na área da animação e gestão documental, desta rede concelhia de bibliotecas de Coimbra. Estiveram, ainda, representadas: a Rede de Bibliotecas Escolares (através da sua coordenadora interconcelhia), que comparticipou o fundo documental; as Associações de Pais e os parceiros locais. Assista ao vídeo aqui. A todos os nossos agradecimentos

Os Núcleos de Estágio das disciplinas de Matemática e Geografia organizaram uma atividade interdisciplinar dinamizada com a turma 11.2 do curso de Línguas e Humanidades. Esta experiência de trabalho interdisciplinar permitiu desenvolver as áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, sobretudo, potenciar a capacidade de pensamento crítico, de raciocínio e resolução de problemas e promover o relacionamento interpessoal dos alunos. Dinamizado numa perspetiva de interseção de aprendizagens entre a Matemática e a Geografia, os alunos foram incitados a explorar a plataforma MathCityMap, privilegiando o trabalho prático e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa de análise e relação de fenómenos geográficos observados num percurso realizado em espaço urbano, na envolvente da Escola Secundária Jaime Cortesão. No total, os alunos divididos em grupos de 3 elementos, percorreram um percurso com 6 estações para resolver diferentes desafios de aplicação de conhecimentos, desde a identificação de apoios concedidos pela União Europeia, Orientação, cálculo do IVA de produtos alimentares, identificação de atividades económicas, aplicação da teoria de grafos a partir da análise do espaço público, à determinação do grau de deterioração do património construído do Jardim da Manga. O trabalho realizado permitiu avaliar o potencial do recurso utilizado (APP MathCityMap), assim como validar a oportunidade de fomentar o trabalho interdisciplinar que possibilitou explorar o espaço geográfico com uma aplicação prática do conhecimento de Matemática e Geografia, reconhecendo-se o seu potencial para trabalhar em equipa e fomentar a ligação ao espaço vivido.

À semelhança dos anos anteriores, a Rede de Parceiros, dinamizou, no dia 24 de maio, um Seminário inserido na 14ª Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens. Este ano o tema foi “Desafios em Tempo de Mudança” e o evento decorreu no auditório da Fundação Bissaya Barreto. Neste seminário foram abordadas, entre outras, as seguintes temáticas: os maus tratos, a saúde mental e a tecnologia digital e a multiculturalidade.  O Agrupamento de Escolas Coimbra Centro  sempre presente e atento!

No passado dia 27 de abril, alunos, professores e funcionários da Escola Secundária Jaime Cortesão juntaram-se às comemorações do World Wish Day numa caminhada solidária. O objetivo foi angariar fundos para a organização Make-A-Wish Portugal, dando continuidade às atividades realizadas anteriormente "Natal com as Estrelas Make-A-Wish" e "Páscoa com a Make-A-Wish. A missão da Make-A-Wish é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança.

No passado dia 19 de março de 2024, o Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro recebeu a visita da equipa de verificação conformidade EQAVET para renovação do selo EQAVET dos cursos profissionais. A avaliação do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET foi realizada por dois peritos externos, representantes de entidades do ensino superior, e teve por base seis critérios: Planeamento, Implementação, Avaliação, Revisão, Diálogo institucional para a melhoria contínua da oferta de Ensino e Formação Profissional (EFP) e Aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade da oferta de EFP. Face aos resultados da avaliação do processo de alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET, desenvolvido pelo AECC, foi renovado o selo de qualidade dos cursos profissionais por mais três anos. Congratulamo-nos com o resultado obtido, que será uma mais-valia para as candidaturas pedagógicas e financeiras dos cursos profissionais, e continuaremos a trabalhar em prol da qualidade do ensino profissional.

Uma pequena “ONU” na sala de aulas.

O 25 de abril foi celebrado por toda a comunidade escolar da Escola Básica N.º2 de São Silvestre, nos dias 24 e 26 de abril. No dia 24, o grupo de teatro representou pequenas cenas que procuraram retratar a situação do país antes da Revolução dos Cravos. No dia 26, “Salgueiro Maia e os seus homens” dirigiram-se ao Quartel do Carmo e prenderam o Presidente do Conselho. Tudo isto perante uma plateia de alunos, professores e assistentes operacionais que, na sua maioria, se vestiram de acordo com a época de 1974 e apoiaram os “militares”, cantando “Grândola, Vila Morena” e gritando “Liberdade!”. Para que os “militares” se apresentassem fardados e armados, o grupo de teatro contou com a prestimosa colaboração de Francisco Abreu, Olivério e Adelaide Marques, António Azedo, José Marques Pinto, Ivo Marques, bem como de alguns encarregados de educação e familiares dos alunos, de professores e de assistentes operacionais.

No dia 25 de abril, pelas 11h da manhã, realizou-se nos Paços do Concelho, no Salão Nobre, a primeira Assembleia Municipal Jovem, no âmbito das comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril. Esta contou com a participação de várias escolas da cidade de Coimbra, entre as quais o AECC, que se fez representar por quatro alunas da Escola Secundária Jaime Cortesão. A aluna Catarina Baltazar, presidente da associação de estudantes, do 2º5, a aluna Maria Carolina Simões, do 11º1 e as alunas Sabrina Henriques e Aline Semedo do 12º 1/2. Cada Escola/Agrupamento foi convidado a fazer uma comunicação sobre o tema “Defender a liberdade de todos e cada um”. A aluna Aline Semedo do 12º2 representou de forma exemplar o nosso Agrupamento, que está de parabéns por mais esta participação num evento de cidadania e democracia, enaltecendo a importância da liberdade de todos e de cada um.

Entre os dias 11 e 14 de abril decorreu, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e no Centro Comercial Alma Shopping, a prestigiada competição de robótica da região centro, o BotOlympics. Esta competição é um evento educativo e formativo que tem como objetivo dar a conhecer o mundo da robótica e da programação aos mais curiosos e é composta por três provas a decorrer em simultâneo para alunos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e até mesmo do Ensino Superior. Os alunos do décimo ano, Francisco Leitão, Lucas Lima, Martim Pessoa e Simão Pratas participaram, com grande empenho e entusiasmo, na prova Bot´n Roll, correspondente ao Ensino Secundário, onde utilizando a linguagem C++, programaram um robô para ultrapassar os desafios propostos. Os referidos alunos frequentaram ao longo do ano o Clube de Robótica da Escola Secundária Jaime Cortesão, o qual foi dinamizado pelos estagiários do Núcleo de Estágio de Matemática, Diana Pimentel, Diogo Sousa e João Teixeira. Parabéns aos participantes pelo ótimo desempenho na referida competição! Regressaremos para o ano com mais novidades!

O grupo-equipa de Futsal da Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, deslocou-se a Montemor-o-Velho, no passado dia 17 de abril, para disputar a Final Distrital de Futsal no Escalão de Iniciados Masculinos.  No primeiro encontro da final four a nossa equipa defrontou e venceu a equipa da Escola Básica Infante D.Pedro (Buarcos, Figueira da Foz) por 1-0. Seguiu-se, na final, a equipa da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho, sobre a qual, conseguimos impor um resultado de 3-1, consagrando-nos como vencedores da prova.  Os elementos da nossa equipa, prestigiaram o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, com o seu honroso desempenho, dignificando a nossa formação desportiva e a capacidade em recrutar e desenvolver talentos.  Com este mérito desportivo, qualificámo-nos para a 1ª fase dos Regionais do Desporto Escolar - Zona Sul, onde iremos defrontar os vencedores distritais de Castelo Branco e Leiria. Esta fase da competição realizar-se-á na Lousã, no dia 15 de maio de 2024.  

50 anos de abril, exposição patente no corredor central da Escola Secundária Jaime Cortesão. Assista ao vídeo aqui.

O programa comemorativo dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 que o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC) tem vindo a desenvolver desde o início do ano tem como ponto alto o colóquio, que se realiza amanhã, 18 de abril, na Escola Secundária Jaime Cortesão. Com moderação do jornalista Paulo Rolão, terá com oradores convidados Vitália Santos, mentora do projeto “É preciso que saibas”, tenente-coronel Paulino e Clemente Alves,  preso político. Seguir-se-á, pelas 17h30, um café-concerto com música, canção e poesia, a cargo da Orquestra Geração, músicos Bruno Costa, José Alberto Neves e Jorge Rodrigues, do poeta e professor J.A. Franco, além dos alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa.  De referir que desde fevereiro o 25 de Abril de 1974 tem vindo a ser assinalado na Jaime Cortesão com diversas exposições temáticas, como “O Legado de um Cravo” (Centro de Documentação 25 de abril), “Livros proibidos durante o Estado Novo” (Biblioteca da Universidade de Coimbra/Plano Nacional das Artes/Rede de Bibliotecas Escolares), “Com o MDM, a participação, a alegria e a luta das Mulheres” (MDM Coimbra) e “É preciso que Saibas – Brasfemes” (União dos Resistentes Antifascistas Portugueses). Com eles se recordam os principais acontecimentos da história recente de Portugal e alguns traços marcantes da ditadura do Estado Novo, enaltecendo factos, autores e obras, que mantiveram viva a luta pela Liberdade, apesar da censura. Destaque, ainda, para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas que compõem o AECC e a peça de teatro “25 de Abril – o Abril que nos fez".

No sábado, dia 13 de abril, duas equipas do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro participaram nas Olimpíadas da Química Júnior, representando a Escola Básica Poeta Manuel Silva Gaio e a Escola Básica nº2 de S. Silvestre. Os alunos realizaram uma prova prática e outra teórica, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do 3º ciclo na área da Química. Ainda participaram numa palestra sobre Química Molecular, onde participaram ativamente sobre a explicação química em situações apresentadas na História. Foi um dia bem passado onde puderam interagir com alunos de diversas escolas e contactar com outras realidades. Parabéns aos nossos alunos que tão bem representaram o nosso Agrupamento!
1 2 3 4