No dia 25 de abril, pelas 11h da manhã, realizou-se nos Paços do Concelho, no Salão Nobre, a primeira Assembleia Municipal Jovem, no âmbito das comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril. Esta contou com a participação de várias escolas da cidade de Coimbra, entre as quais o AECC, que se fez representar por quatro alunas da Escola Secundária Jaime Cortesão. A aluna Catarina Baltazar, presidente da associação de estudantes, do 2º5, a aluna Maria Carolina Simões, do 11º1 e as alunas Sabrina Henriques e Aline Semedo do 12º 1/2. Cada Escola/Agrupamento foi convidado a fazer uma comunicação sobre o tema “Defender a liberdade de todos e cada um”. A aluna Aline Semedo do 12º2 representou de forma exemplar o nosso Agrupamento, que está de parabéns por mais esta participação num evento de cidadania e democracia, enaltecendo a importância da liberdade de todos e de cada um.

Entre os dias 11 e 14 de abril decorreu, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e no Centro Comercial Alma Shopping, a prestigiada competição de robótica da região centro, o BotOlympics. Esta competição é um evento educativo e formativo que tem como objetivo dar a conhecer o mundo da robótica e da programação aos mais curiosos e é composta por três provas a decorrer em simultâneo para alunos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e até mesmo do Ensino Superior. Os alunos do décimo ano, Francisco Leitão, Lucas Lima, Martim Pessoa e Simão Pratas participaram, com grande empenho e entusiasmo, na prova Bot´n Roll, correspondente ao Ensino Secundário, onde utilizando a linguagem C++, programaram um robô para ultrapassar os desafios propostos. Os referidos alunos frequentaram ao longo do ano o Clube de Robótica da Escola Secundária Jaime Cortesão, o qual foi dinamizado pelos estagiários do Núcleo de Estágio de Matemática, Diana Pimentel, Diogo Sousa e João Teixeira. Parabéns aos participantes pelo ótimo desempenho na referida competição! Regressaremos para o ano com mais novidades!

O grupo-equipa de Futsal da Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, deslocou-se a Montemor-o-Velho, no passado dia 17 de abril, para disputar a Final Distrital de Futsal no Escalão de Iniciados Masculinos.  No primeiro encontro da final four a nossa equipa defrontou e venceu a equipa da Escola Básica Infante D.Pedro (Buarcos, Figueira da Foz) por 1-0. Seguiu-se, na final, a equipa da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho, sobre a qual, conseguimos impor um resultado de 3-1, consagrando-nos como vencedores da prova.  Os elementos da nossa equipa, prestigiaram o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, com o seu honroso desempenho, dignificando a nossa formação desportiva e a capacidade em recrutar e desenvolver talentos.  Com este mérito desportivo, qualificámo-nos para a 1ª fase dos Regionais do Desporto Escolar - Zona Sul, onde iremos defrontar os vencedores distritais de Castelo Branco e Leiria. Esta fase da competição realizar-se-á na Lousã, no dia 15 de maio de 2024.  

50 anos de abril, exposição patente no corredor central da Escola Secundária Jaime Cortesão. Assista ao vídeo aqui.

O programa comemorativo dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 que o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC) tem vindo a desenvolver desde o início do ano tem como ponto alto o colóquio, que se realiza amanhã, 18 de abril, na Escola Secundária Jaime Cortesão. Com moderação do jornalista Paulo Rolão, terá com oradores convidados Vitália Santos, mentora do projeto “É preciso que saibas”, tenente-coronel Paulino e Clemente Alves,  preso político. Seguir-se-á, pelas 17h30, um café-concerto com música, canção e poesia, a cargo da Orquestra Geração, músicos Bruno Costa, José Alberto Neves e Jorge Rodrigues, do poeta e professor J.A. Franco, além dos alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa.  De referir que desde fevereiro o 25 de Abril de 1974 tem vindo a ser assinalado na Jaime Cortesão com diversas exposições temáticas, como “O Legado de um Cravo” (Centro de Documentação 25 de abril), “Livros proibidos durante o Estado Novo” (Biblioteca da Universidade de Coimbra/Plano Nacional das Artes/Rede de Bibliotecas Escolares), “Com o MDM, a participação, a alegria e a luta das Mulheres” (MDM Coimbra) e “É preciso que Saibas – Brasfemes” (União dos Resistentes Antifascistas Portugueses). Com eles se recordam os principais acontecimentos da história recente de Portugal e alguns traços marcantes da ditadura do Estado Novo, enaltecendo factos, autores e obras, que mantiveram viva a luta pela Liberdade, apesar da censura. Destaque, ainda, para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas que compõem o AECC e a peça de teatro “25 de Abril – o Abril que nos fez".

No sábado, dia 13 de abril, duas equipas do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro participaram nas Olimpíadas da Química Júnior, representando a Escola Básica Poeta Manuel Silva Gaio e a Escola Básica nº2 de S. Silvestre. Os alunos realizaram uma prova prática e outra teórica, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do 3º ciclo na área da Química. Ainda participaram numa palestra sobre Química Molecular, onde participaram ativamente sobre a explicação química em situações apresentadas na História. Foi um dia bem passado onde puderam interagir com alunos de diversas escolas e contactar com outras realidades. Parabéns aos nossos alunos que tão bem representaram o nosso Agrupamento!

No passado dia 7 de fevereiro, foi dia de hastear a Bandeira Eco-Escolas na EB Poeta Manuel da Silva Gaio. Pela manhã, a comunidade educativa reuniu-se num dos espaços verdes da escola, junto à entrada da escola para a cerimónia que representa o culminar do trabalho de toda a comunidade «para continuar a implementar mudanças no dia a dia, fazer escolhas mais sustentáveis e contribuir para melhorar o meio ambiente na nossa escola», como referiu a aluna Inês, membro do Conselho Eco-Escolas daquele estabelecimento escolar. Antes do hastear da bandeira, a diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Maria da Conceição Malhó deu as boas-vindas e felicitou todos os envolvidos no projeto Eco-Escolas, cuja importância «se prende com a necessidade de sensibilizar os jovens, cada vez mais cedo, para as boas práticas ambientais» Depois de um breve repto lançado por Alzira Rodrigues, da Câmara Municipal de Coimbra, que apelou aos alunos para «continuarem a trabalhar no sentido de adotar as boas práticas para manter o nosso planeta sustentável, já que é a nossa casa, a casa de todos», e da leitura em voz alta, de um pequeno excerto do livro “Terra -Planeta Fantástico» e um momento musical, eis que se deu início à cerimónia do hastear da bandeira, propriamente dita. Um momento simbólico, ovacionado com alegria por todos os alunos. Refira-se que este é o segundo ano que a EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio hasteia a bandeira Eco-Escolas, e que o trabalho desenvolvido no ano letivo 2022/2023 teve como coordenadoras as professoras Rute Sousa e Angelina Camarinha.

A manhã do dia 22 de março, sem componente letiva, ao abrigo do ponto 2.3 do Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, foi dedicada à Cidadania e Desenvolvimento. Esta área não disciplinar mas transversal a todas as disciplinas, decorreu dos Domínios trabalhados, a saber: 10.ºano Saúde, 11.ºano Risco e 12.º ano Mundo do trabalho. No corredor central da Secundária Jaime Cortesão puderam ser vistas as diferentes apresentações de todas as turmas desde exposição de fotografias, cartazes, folhetos, separadores, resultados de inquéritos, jogos, palestras e conversas com…., desfile de profissões, pausa com arte… Para além de vários convidados palestrantes, um Chefe concretizou um Workshop de alimentação saudável. Contou-se ainda com a participação de 40 crianças, entre os 3 e os 5 anos, do Jardim Infantil “25 de abril. Com a apresentação dos Produtos Finais cumpriu-se a missão da nossa escola – uma escola cidadã, que integra nas suas políticas e práticas o envolvimento de todos, de forma inclusiva.

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, com a colaboração da Biblioteca Escolar, os alunos da Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, reuniram-se na passada sexta-feira para comemorar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional da Floresta, que se celebra no dia 21 de março. Como forma de assinalar este dia tão importante, foram plantadas 5 árvores no recinto escolar. Foi um ato carregado de simbolismo alertando todos para a importância da preservação do meio ambiente. Os alunos foram desafiados a cuidar destas árvores e ser os seus protetores para que possam crescer fortes e saudáveis. Uma aluna da escola leu o poema de Luísa Ducla Soares, intitulado “Plantar uma Floresta”, representativo da importância da floresta e da sua preservação.

Hoje foi um dia diferente Que contigo vou partilhar Começou com responsabilidade E muita brincadeira para acabar!   Começamos por cantar uma música Muito importante e sorridente, Também fizemos uma coreografia Que alegrou toda a gente!   Dissemos as frases do ECO-CÓDIGO Para o planeta ajudar, Também hasteamos a bandeira Para a nossa escola embelezar!   Não pensem que já acabamos Ainda falta mais uma coisinha, Plantamos duas árvores Uma macieira e uma nectarina!   Chegamos ao fim da nossa história De tudo o que eu queria contar Espero que tenham gostado E que com outros venham a partilhar!

No sábado, dia 16 de março, os alunos Aline Carvalho, Gustavo Fernandes e Rodrigo Andrade, do 11º1 da Escola Secundária Jaime Cortesão, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, participaram na fase regional da 10ª edição das Olimpíadas Portuguesas da Geologia. Esta decorreu em Coimbra, no Colégio Rainha Santa Isabel, pelas 14h30 min, tendo sido os alunos acompanhados pela professora de Biologia e Geologia, Graça Machado. Estes três alunos foram apurados na fase escolar que decorreu na nossa escola no dia 19 de janeiro. Seja qual for o resultado, estão de parabéns e são motivo de orgulho para a nossa comunidade escolar.

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974, o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro apresenta e convida toda a comunidade escolar a visitar, na Escola Secundária Jaime Cortesão, as exposições que recordam os principais acontecimentos da História Recente de Portugal e alguns traços marcantes da ditadura do Estado Novo, destacando momentos, personalidades e obras que mantiveram viva a luta pela liberdade, apesar da censura. 

No dia 15 de fevereiro foi hasteada na Escola Básica N. º2 de São Silvestre,  pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, a Bandeira Verde Eco-Escolas, o Galardão atribuído pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2022-2023. A cerimónia contou com a presença do Sr. Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr.  Carlos Matias Lopes, da Sr.ª Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, a Dr.ª Conceição Malhó Gomes, alguns Encarregados de Educação, alunos e professores. Foi um momento de alegria e de grande orgulho. No âmbito de Clube de Teatro da nossa escola, um grupo de alunos apresentou uma pequena peça dedicada ao Amor e ao respeito pela Natureza. Muito obrigada a toda a comunidade escolar! Todos nós estamos a contribuir para que a nossa escola seja mais sustentável e amiga do ambiente.

O FUTURO na Escola Secundária Jaime Cortesão do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro! Promover a capacidade de refletir e de valorar o ESFORÇO DE APRENDER sobre nós, sobre a nossa relação com os outros, com o próprio conhecimento, nos mais diversos contextos de vida- família, escola, mundo do trabalho, etc. é um processo complexo e simultaneamente uma proposta constante que o futuro nos coloca, desde a infância à idade avançada. Apoiar os jovens neste salto para o desconhecido, que é o futuro, é desejável, numa fase em que a indecisão sobre quem querem SER, frequentemente, gera angústias e exige programas de orientação estruturados que os ajudem a escolher alternativas de formação. Marcar a diferença na preparação dos jovens para a construção de projetos de carreira consistentes e bem fundamentados, promovendo o seu desenvolvimento pessoal, interpessoal e sociocultural, numa perspetiva de inclusão e de interculturalidade e de desenvolvimento ao longo da vida (1984, Super), foram razões mais que suficientes para lançar o desafio da FIEP 2024: Quem fomos, quem somos, quem queremos SER?...Apaixonadamente …Rumo ao Futuro! A Feira de Informação Escolar e Profissional (FIEP) realizou-se no passado dia 16 de fevereiro, na Escola Secundária Jaime Cortesão , pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, no âmbito das atividades de Orientação Vocacional, dinamizadas pelos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, particularmente dirigida aos jovens do 9º ano e do Ensino Secundário mas aberta a todos os outros que ano após ano investem na aprendizagem, descobrindo quem querem ser . O evento contou com a presença de representantes de estabelecimentos de ensino superior (universitário/ politécnico) vindos de vários pontos do país, para além de Coimbra (Aveiro, Covilhã-Beira Interior, Guarda, Porto, Tomar, Viseu), centros de formação(Escola ABC, CEARTE, CEFAD, IEFP, APPACDM…) Universidades Seniores (Aposenior), Forças de Segurança e Militares (PSP, Exército , Força Aérea) e Associações diversas( Aeroclube de Coimbra, Amnistia Internacional, Apojovi…). Toda a comunidade escolar se envolveu na dinamização do evento- professores, agentes operacionais, técnicos, encarregados de educação. Alunos e ex-alunos, entre os quais jovens atletas que integram o pograma da Unidade de Apoio aos Alunos de Alto Rendimento, uma vez que esta é a única escola de Coimbra UAARE, deram os seus testemunhos aos mais novos sobre a experiência única que é estudar na Escola Secundária Jaime Cortesão, uma escola com uma localização privilegiada, no centro da cidade, que mora num edifício histórico, com uma dinâmica sempre atual, que investe em projetos como Erasmus +, levando os alunos a conhecer outros países e realidades culturais, obtendo selos de qualidade como EQAVET, Saudavelmente, entre outros. A escola aposta numa formação de excelência, promove bem estar e respeito pelas diferenças, preparando jovens que hoje são técnicos profissionais nas mais diversas áreas ( análises laboratoriais, próteses dentárias, cozinha, restaurante bar, marketing, apoio a crianças, jovens e idosos, desporto) assim como médicos, engenheiros, advogados, professores, investigadores, empresários, etc. Aguardando novidades para o próximo ano letivo 24-25, a Escola Secundária Jaime Cortesão, tem incluído na sua oferta educativa, os cursos cientifico humanísticos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e cursos Profissionais de Ação Educativa, de Desporto e de Apoio Psicossocial e está aberta a todos que a queiram visitar e convidamos a conhecer.

No dia 24 de janeiro, as turmas 10º1/2, 11º1 e 12º1/2 da Escola Secundária Jaime Cortesão, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro,  foram descobrir a geodiversidade da Serra da Freita, numa visita ao Arouca Geopark, organizada pelo Departamento de Ciências Experimentais, com o apoio do Clube Ciência Viva da Escola. Os alunos visitaram o museu das trilobites de Canelas e, devidamente acompanhados por uma técnica do geoparque, percorreram a rota dos geossítios “Da Mizarela às Pedras Parideiras”, ficando a conhecer a maior cascata de Portugal Continental  – a Frecha da Mizarela - o contacto litológico da Mizarela com os xistos e granitos lado a lado, o campo de dobras da Castanheira e as famosas pedras parideiras, fenómeno único no mundo, que ocorre no “granito nodular da Castanheira”. A fotorreportagem encontra-se em: https://cgi.padletcdn.com/export/image?delay=10000&filename=padlet-7raqegtxbr8rqz0v&full_page=true&height=&timeout=60000&url=https%3A%2F%2Fpadlet.com%2Fpaulaalves25%2F7raqegtxbr8rqz0v%3Flast_updated%3D1707381352%26locale%3Dpt-BR%26read_only%3D1%26screenshot%3D1%26timezone%3DEtc%252FUTC&width=1024 As professoras responsáveis: Maria Fernanda Palrinhas e Graça Machado
1 2 3 4