A manhã do dia 4 de abril, sem componente letiva, ao abrigo do ponto 2.3 do Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, foi dedicada à Cidadania e Desenvolvimento. Esta área disciplinar e não disciplinar mas transversal a todas as disciplinas, decorreu em todo o Agrupamento com o Domínio: Literacia Financeira e Educação para o Consumo. No corredor central da Secundária Jaime Cortesão foram vistas as diferentes apresentações/Produtos Finais de todas as turmas dos diferentes ciclos de ensino desde peça de teatro, exposição de fotografias, cartazes, folhetos, separadores, resultados de inquéritos, jogos de tabuleiro, mercados, fatos de Carnaval e fotografias, porquinhos e casinhas mealheiro, brinquedos/jogos com materiais reutilizáveis, maquete de um mercado, caixa multibanco, livro de problemas relacionados com a poupança, “A família Poupadinha”, recolha de provérbios sobre poupança, lista de compras e comparar preços de diversas superfícies, entre outros  Para além de convidados palestrantes, contou-se ainda com a participação de 40 crianças: dos JI "Almedina", 20 crianças dos 3 aos 6 anos e " 25 abril", 20 crianças dos 5/6 anos. Com a apresentação dos Produtos Finais cumpriu-se a missão do nosso Agrupamento – escola cidadã, que integra nas suas políticas e práticas o envolvimento de todos, de forma inclusiva. Assista ao vídeo.

A Competição Europeia de Estatística é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, dirigida aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com o propósito de os familiarizar com a estatística e as fontes de estatísticas oficiais. Os principais objetivos da competição são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística; incentivar os professores a utilizar novos materiais e novos métodos de ensino da estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento estatístico adquirido. Visa também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, e ainda promover o trabalho de equipa e a colaboração entre os alunos com vista a atingirem objetivos comuns. A competição tem duas fases: a nacional e a europeia. Os finalistas da fase nacional de cada país poderão vir a participar na fase europeia. As  alunas, Aline Azevedo, Diana Santa e Francisca Almeida, da turma 12º -1 da Escola Secundária Jaime Cortesão, ganharam o primeiro prémio na Categoria A. Assista ao vídeo.  

O aluno Afonso Costa, da Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, destacou-se nos Megas Nacionais realizados este ano, nas Caldas da Rainha, integrando a comitiva do Desporto Escolar de Coimbra. Apesar de a prova do Mega Km não lhe ter corrido como esperado, alcançou um excelente 14.º lugar, um feito notável. O grande destaque da sua participação foi a corrida de estafetas, onde conquistou o 3.º lugar no pódio, trazendo para Coimbra a medalha de bronze e enaltecendo o AECC com a sua prestigiada prestação. Uma participação brilhante, que encheu de orgulho Coimbra e toda a comunidade do AECC! Parabéns, Afonso! ?????? Desejamos-te muito sucesso desportivo no futuro! ??????  

No passado dia 11 de março decorreu, no Auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, onde estiveram presentes 26 escolas do Distrito de Coimbra. Nesta sessão, para além de ter sido definido um Projeto de Recomendação a apresentar na Sessão Nacional, na Assembleia da República, sobre o tema a debate no presente ano, “Novas tecnologias: Oportunidades e desafios para os jovens”, foram eleitos 8 Deputados representantes do Círculo Eleitoral de Coimbra.  O entusiasmo, o espírito atento e crítico e o apoio da Juliana Oliveira, 11º2, levaram à eleição dos nossos alunos Maria Leonor Ferreira, do 10º2, e Martim Pessoa, do 11º1, como representantes do nosso distrito. Parabéns, Leonor e Martim!

No dia 14 de março, na Escola Secundária Jaime Cortesão, comemorou-se o Dia Internacional da Matemática (Dia do Pi), no âmbito do tema “Matemática, Arte e Criatividade”. Para comemorar este dia foi realizada a exposição “Matemáticos, excentricidades e curiosidades”. Os alunos das turmas dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais, realizaram trabalhos envolvendo os números irracionais: Pi p , o Número de Ouro. Também os alunos do 2.º ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Ação Educativa e Técnico de Ação Psicossocial, no âmbito do módulo B5 - Jogos e Matemática, realizaram jogos de tabuleiro, com materiais reciclados. Foram também expostos os desenhos e os postais realizados no âmbito do Concurso Matemática e Cartofilia. Parabéns aos alunos que participaram nos desafios propostos, dando asas à imaginação e aliando a Matemática e a Arte. Convida-se a comunidade educativa a visitar a exposição que está patente no corredor central da Escola Secundária Jaime Cortesão.

Decorreu, no passado dia 14 de março (Dia do Pi e Dia Internacional da Matemática), na Universidade de Aveiro, a final da 18.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. A Escola Secundária Jaime Cortesão fez-se representar pelo alunos do 12.º ano, Francisca Almeida, Lara Neves e Rodrigo Andrade, nos jogos Atari Go, Produto e Nex, respetivamente. A aluna Lara Neves foi apurada para a final do Produto.

Decorreu no passado dia 8 de março, no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a entrega de prémios do Concurso Matemática e Cartofilia dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática – Delegação Centro. O concurso consistia na elaboração de um desenho original, pelos alunos, adequado à construção de um postal que promovesse a sua “terra natal” (aldeia, cidade, região, país), utilizando elementos matemáticos à sua escolha. O desenho seria acompanhado de um texto convidando um amigo a visitar a “terra” representada no desenho, dando ênfase aos elementos matemáticos utilizados. A entrega de prémios contou com a criadora de conteúdos digitais Inês Guimarães (MathGurl). O aluno Rodrigo Andrade do 12.º ano da Escola Secundária Jaime Cortesão ganhou o 3.º prémio na categoria relativa ao ensino Secundário, com um trabalho subordinado ao tema “Postal Matemático da Universidade de Coimbra”.

1. De acordo com o estipulado no número 2 do artigo n.º 170.º do Decreto-Lei n.º 13-A/2025, de 10 de março, no início próximo ano letivo (2025/2026) são distribuídos gratuitamente manuais escolares novos a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. 2. No final do ano letivo 2024/2025, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico serão dispensados de devolver os manuais escolares, em derrogação do disposto na alínea a) do n.º 4 do artigo 5.º da Lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, na sua redação atual.

A nossa aluna-atleta Matilde Gaspar da turma 1.º3, participou na 11.ª edição do Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, dias 8 e 9 de março. Melhorou os recordes de Portugal nos 50 e 800 metros livres (que já lhe pertenciam) e estabeleceu um novo máximo nos 400 estilos, além de ter batido o seu recorde pessoal nos 1500 livres. Uma prestação de alto nível, que lhe valeu o troféu de melhor atleta S21 da competição.

Os alunos da Escola Básica de Cernache aderiram com entusiasmo ao concurso “Missão ODS: desenhando um Mundo Melhor!”, uma iniciativa promovida pelos professores desta escola, no âmbito da Educação Financeira Escolar e do Programa Eco-Escolas. Este concurso desafiou os alunos a expressarem, de forma criativa, os conhecimentos adquiridos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A elevada adesão, não só refletiu o interesse e o seu envolvimento neste desafio, como também motivou a organização de uma exposição com todos os trabalhos realizados, patente na biblioteca da escola. Ao aprofundarem esta temática, os alunos refletiram sobre a importância de uma gestão mais eficiente dos recursos, tomando consciência da necessidade de adotarem maior responsabilidade financeira e ambiental, o que se refletiu nos materiais utilizados. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se na biblioteca da escola, no dia 10 de março de 2025, tendo sido atribuídos prémios aos três melhores trabalhos de cada turma. Para valorizar o esforço e dedicação de todos os que responderam a este desafio, foram também entregues certificados de participação. Os professores da Escola Básica de Cernache orgulham-se do empenho evidenciado pelos alunos e reafirmam o compromisso de continuar a promover iniciativas que incentivem a consciência global, o pensamento crítico e a criatividade, preparando os jovens para um futuro mais sustentável e financeiramente responsável.

A nossa aluna-atleta UAARE do 10.º 2, JOANA MOREIRA, judoca da AAC, obteve a medalha de Bronze na categoria -70Kg na Taça da Europa de Juniores, prova que decorreu em Portimão no passado fim de semana. Grande mérito e futuro promissor para uma que atleta ainda é Cadete!

AECC TV News - 2ª Edição

Nos passados dias 19 e 20 de fevereiro, os alunos da Escola Básica de Cernache participaram no jogo "Cidade Financeira", uma iniciativa pedagógica promovida em articulação entre aquele estabelecimento, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. A atividade decorreu na Biblioteca da Escola Básica de Cernache e contou com a presença ativa de 95 alunos, do 1.º ao 4.º ano, tendo como principal objetivo desafiar os mais novos a aplicar conhecimentos e a desenvolver competências essenciais para a tomada de decisões conscientes e responsáveis. Num ambiente dinâmico e envolvente, que simulou situações do dia-a-dia, os alunos foram incentivados a refletir e a tomar decisões sobre a gestão do dinheiro, por forma a compreender o seu valor e a perceber o quão importante é planear despesas. O entusiasmo e o envolvimento dos alunos foram notáveis, surpreendendo-nos em algumas escolhas financeiras e no papel que a interação social pode desempenhar naquelas. Esta experiência lúdico-pedagógica veio reforçar a importância da educação financeira desde a infância, garantindo que os alunos adquiram competências fundamentais para um futuro mais consciente e equilibrado na gestão de recursos.

Desde o início do presente ano letivo já decorreram três encontros da Série D de Badminton. Os nossos alunos têm demonstrado grande empenho e espírito desportivo. O primeiro torneio realizou-se na EB e secundaria de Montemor-o-Velho, o segundo na EB 2,3 Rainha Santa Isabel e, por fim, o terceiro encontro teve lugar na nossa escola, EB n.º 2 de São Silvestre. O nosso Grupo-Equipa participou com entusiasmo e determinação, foi representado pelos alunos: Yanna Cortesão, Tiago Pedro, Afonso Valente, Diana Cavaco, Lara Escudeiro, Ana Neves, Leonor Irimia, Iara Eloi, Matilde Cortesão, Maria Inês Fernandes, Juliana Sousa, Rafaela Cavaleiro, Alexandra Rainho e Mariana Branco. Ao longo dos treinos e competições, foi notável a evolução dos nossos atletas, refletindo o esforço e a dedicação de cada um. No escalão de Iniciados Femininos, a Diana Cavaco ficou em primeiro lugar, vencendo os três encontros.  A Diana Cavaco e Lara Escudeiro garantiram a qualificação para a Final Distrital, que acontecerá no dia 31 de março, na Escola Secundária José Falcão, em Miranda do Corvo. Já no escalão de Infantis B, a aluna, Yanna Cortesão, conquistou o primeiro lugar, garantindo assim a sua presença na Final Distrital de Infantis, marcada para o dia 15 de maio, na EBSSGB, na Tocha. Parabéns a todos os atletas pelo excelente desempenho! 

O AECC no Diário de Coimbra.
1 2 3 4