A Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio, localizada na Avenida de Conímbriga, na margem esquerda do rio Mondego, foi criada em 1972 e deve o seu nome ao escritor Manuel da Silva Gaio, nascido em Coimbra, na segunda metade do século XIX.
Começou por funcionar em pavilhões dentro do Estádio Universitário e, em 1980, passou para as atuais instalações, que foram inauguradas e ampliadas em 2003. A 13 de junho desse ano, foi criado o Agrupamento de Escolas Silva Gaio que integrou as escolas do 1.º ciclo (EB1) de Almedina, Antanhol, Assafarge, Casconha, Cernache, Feteira, Palheira e S. Bartolomeu e os jardins de infância (JI) de Almedina, Antanhol, Carvalhais e S. Bartolomeu.
No ano letivo de 2012/2013 passou a integrar o AECC, com o nome de Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio.
A Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio é uma Escola referência no Domínio da Visão1 e para a Educação Bilingue - EREB.
1 Constitui uma resposta educativa especializada nas seguintes áreas: literacia braille, orientação e mobilidade, produtos de apoio para acesso ao currículo e atividades da vida diária e competências sociais (in Direção-Geral da Educação | DGE).