Os Núcleos de Estágio das disciplinas de Matemática e Geografia organizaram uma atividade interdisciplinar dinamizada com a turma 11.2 do curso de Línguas e Humanidades.

Esta experiência de trabalho interdisciplinar permitiu desenvolver as áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, sobretudo, potenciar a capacidade de pensamento crítico, de raciocínio e resolução de problemas e promover o relacionamento interpessoal dos alunos.

Dinamizado numa perspetiva de interseção de aprendizagens entre a Matemática e a Geografia, os alunos foram incitados a explorar a plataforma MathCityMap, privilegiando o trabalho prático e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa de análise e relação de fenómenos geográficos observados num percurso realizado em espaço urbano, na envolvente da Escola Secundária Jaime Cortesão. No total, os alunos divididos em grupos de 3 elementos, percorreram um percurso com 6 estações para resolver diferentes desafios de aplicação de conhecimentos, desde a identificação de apoios concedidos pela União Europeia, Orientação, cálculo do IVA de produtos alimentares, identificação de atividades económicas, aplicação da teoria de grafos a partir da análise do espaço público, à determinação do grau de deterioração do património construído do Jardim da Manga.

O trabalho realizado permitiu avaliar o potencial do recurso utilizado (APP MathCityMap), assim como validar a oportunidade de fomentar o trabalho interdisciplinar que possibilitou explorar o espaço geográfico com uma aplicação prática do conhecimento de Matemática e Geografia, reconhecendo-se o seu potencial para trabalhar em equipa e fomentar a ligação ao espaço vivido.